Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

COMEÇANDO A PREPARAÇÃO DA "KOMBATE" - REVISÃO MECÂNICA

OLÁ PESSOAL É COM A MAIOR SATISFAÇÃO QUE VENHO TRAZER NOTÍCIAS SOBRE A PREPARAÇÃO DA "KOMBATE" PARA TRANSFORMÁ-LA EM UMA BELA KOMBICASA. A NOSSA KOMBI FURGÃO APESAR DE ESTAR EM UM ÓTIMO ESTADO GERAL MERECE COMO É PRAXE UMA BELA REVISÃO EM ALGUNS DE SEUS SISTEMAS: FREIOS, ELÉTRICA, SUSPENÇÃO E DIREÇÃO, TUDO ISSO PARA QUE A "KOMBATE" FIQUE EM CONDIÇÕES DE VIAJAR COM REDUZIDA POSSIBILIDADE DE PANE MECÂNICA.  É BOM RESSALTAR QUE ESTE VEÍCULO DA WOLKSVAGEM É EXTREMAMENTE ROBUSTO E GUERREIRO CUMPRINDO SUA FINALIDADE MESMO SOB SEVERAS CONDIÇÕES. OCORRE QUE A MAIORIA DAS MANUTENÇÕES QUANDO O VEÍCULO É MANTIDO EM CONDIÇÕES DE USO ACABAM SENDO DE PEQUENA MONTA OU PEQUENOS DETALHES MAS QUE SÃO FUNDAMENTAIS PARA O BOM  FUNCIONAMENTO DO VEÍCULO, SEGURANÇA E ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL.


COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER A AVENTURA COMEÇOU COM PANE ELÉTRICA!  NA FOTO PARADO EM PLENA AV, SERTÓRIO AS 19:30 AGUARDANDO A CHEGADA DO SOCORRO! RSRSRSRSRS


COMO SOU UMA PESSOA CONSCIENTE E NÃO QUERO FICAR POLUINDO TUDO POR AI A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA FOI FAZER A MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE ESCAPAMENTO.


ACREDITAM QUE A KOMBOSA SÓ ESTAVA COM UM ABAFADOR!!! E FURADO AINDA!! FOI APLICADO O SILENCIOSO INTERMEDIÁRIO, O CATALIZADOR E ABAFADOR FINAL. AGORA A "KOMBATE" ESTÁ COM O SISTEMA DE ESCAPAMENTO ORIGINAL E SILENCIOSO.


ALÉM DESTA MANUTENÇÃO FOI APLICADA UMA BATERIA NOVA DE BOA QUALIDADE E 60 AMPERES, FOI FEITA UMA MANUTENÇÃO NO ALTERNADOR CULPADO PELA PANE ELÉTRICA POIS O MESMO ESTAVA COM O COLETOR ROMPIDO, APROVEITEI E TROQUEI OS ROLAMENTOS DO ALTERNADOR, AGORA ESTÁ CARREGANDO COMO SE FOSSE ZERO QUILÔMETRO. MANUTENÇÃO GERAL NAS LANTERNAS, TRASEIRAS, DIANTEIRAS E DE PLACA COM  LAVAGEM DAS LENTES SUBSTITUIÇÃO DE VEDANTES E TROCA DE LÂMPADAS.  TROQUEI A MANGUEIRA DE ALTA PRESSÃO QUE VAI DO FILTRO ATÉ A BOMBA DE COMBUSTÍVEL, SUBSTITUI AS COIFAS DE LIGAÇÃO DOS FILTROS DE AR AOS CARBURADORES QUE ESTAVAM  RASGADAS.  A OUTRA MANUTENÇÃO IMPORTANTE FEITA FOI NO SISTEMA DE FREIO ONDE FORAM TROCADOS OS DOIS CILINDROS DE RODA TRASEIROS, TROCA DAS LONAS TRASEIRAS E DAS PASTILHAS DE FREIO DIANTEIRAS, TAMBÉM FOI TROCADA AS MANGUEIRAS DE ALTA PRESSÃO DO HIDRO VÁCUO E TROCA DO LÍQUIDO DE FREIO. ALÉM DISSO SUBSTITUI OS BATENTES DA SUSPENÇÃO TRASEIRA E OS DOS BATENTES (MORCEGOS) DA SUSPENÇÃO DIANTEIRA.  AS PRÓXIMAS MANUTENÇÕES PREVISTAS SÃO COLOCAÇÃO DAS PLACAS DEFLETORAS DE AR QUE VÃO FIXADAS NO BLOCO E ESCAPAMENTO PROTEGENDO AS CAPAS DE TUCHO E OTIMIZANDO A REFRIGERAÇÃO DO MOTOR. TROCA DOS AMORTECEDORES E TROCA DO SETOR DE DIREÇÃO E MANUTENÇÃO DA SUSPENÇÃO DIANTEIRA.  DEPOIS DESTA ETAPA A KOMBATE ESTARÁ 100% EM SUA PARTE MECÂNICA  E SEUS SISTEMAS PODENDO ASSIM PASSAR AO TRABALHO EM SEU INTERIOR.  BEM GALERA POR HORA ESTAS SÃO AS NOVIDADES SOBRE A "KOMBATE" LOGO POSTAREI MAIS FOTOS  SOBRE A EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS.

7 comentários:

  1. Olá, sou sgt da PMMG, estou vibrando com o seu sonho. Em breve estarei indo para reserva, e esse também é meu sonho, viajar pelo Brasil.
    Estarei aqui acompanhando suas postagens.
    um abraço
    Josemar, Juiz de fora, MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Josemar! Fico feliz em saber que o meu projeto/sonho está servindo de inspiração para você. Como já dizia um sábio um dia temos de dar o primeiro passo para os sonhos se tornarem realidade. Agradeço sua visita ao blog e será um prazer ter sua companhia virtual, Quem sabe Juiz de fora não entra em um de meus roteiros! Forte abraço!

      Excluir
  2. Queria lhe dar uma idéia de colocar em seu blog um espaço para que as pessoas possam seguir suas postagens. Aproveito para convidar para seguir meu blog, ¨ miniaturaunica.blogspot.com ¨, ou ¨bonebrancojf.blogspot.com¨ venha fazer parte do meu circulo de amizade.
    Abraço Josemar

    ResponderExcluir
  3. Olá primeiro parabéns pelo projeto.
    Muito bom ver sua animação e o progresso da ideia se desenvolvendo
    Gostaria de saber, se possível, os custos de toda essa manutenção que você fez na Kombate.
    Pretendo comprar a minha ainda esse ano,mas por gosto,procuro uma corujinha rs.
    Novamente parabéns pelo projeto e boa sorte nas viagens.

    ResponderExcluir
  4. Olá JLAL obrigado por visitar o Blog. Na verdade JLAL como já postei em outra oportunidade este projeto mais do que um projeto de viajem é uma mudança de filosofia de vida. Desta maneira não posso me dar ao luxo de deixar meu projeto ir por água a baixo por falta de planejamento. Desta forma comecei a planejar tudo a cerca de quatro anos atrás quando ainda não tinha me aposentado. Levei em consideração o que eu queria fazer, como eu queria fazer e onde eu queria ir para decidir o tipo de veículo e maneira de viajar. Optei pela kombi pois além de ser um veículo com história é de mecânica simples e fácil de achar peças de reposição, além de ser confiável e resistente. A seguir defini o modelo de kombi que seria ideal para meu projeto, optei pela kombi furgão teto alto, tipo karat, levei cerca de seis meses sem pressa até achar uma kombi no estado que eu queria e por um preço justo. É lógico que em um projeto deste porte você tem de ter a noção de que gastará um pouco para deixar o veículo confiável mecanicamente e isso tem de ficar dentro de um orçamento. Paguei R$ 10.000,00 pela minha e acredito que quando ela ficar pronta para viajar os gastos estarão por volta dos 15 ou 16 mil mas terei a garantia de poder rodar milhares de km sem problemas (eu espero). Outro detalhe eu precisava me familiarizar com a mecânica da kombi e isto esta acontecendo a bom termo durante este tempo de preparação pré-viagem. Aprendi a regular as válvulas, fazer freios, limpar e regular carburadores além de fazer as manutenções de praxe. Até agora já fiz freio, troquei o hidrovácuo, troquei o setor de direção, os quatro amortecedores, todo o sistema de escapamento, melhorei a sinalização, troquei a porta lateral por uma envidraçada e as últimas manutenções previstas são motor, câmbio, pintura e pneus o que deverá ser feito até o final de abril. Economizei muito dinheiro fazendo eu mesmo muitas manutenções só pago mecânico quando não tenho o conhecimento técnico ou o ferramental adequado e mesmo assim meu mecânico deixa eu participar e acompanhar as manutenções para que eu pegue as dicas e macetes. Meu sonho é uma corujinha, mas por hora ainda não cabe em meu orçamento e não iria ser tão adequada para meu projeto. Kombi é paixão, espero que encontre logo a sua e quem sabe não nos encontramos por ai. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por responder tão prontamente, eu já não tenho tanta noção de mecânica então sei que vou ter um custo a mais nessa parte. Você tem perfil ou pagina no face para ficar mais fácil de ir acompanhando?

      Sou de Petrópolis RJ, quando quiser subir a serra e conhecer a cidade imperial,podemos marcar algo, um abraço!

      Excluir
    2. Olá novamente JLAL a idéia é mesmo a de trocar experiências e idéias. A mecânica wv é muito simples e com um pouco de boa vontade e interesse você consegue fazer muita coisa. Tente acompanhar os vídeos do Canal do Tonella no You Tube só acompanhando os vídeos dá para aprender muita coisa. Tenho o meu perfil no Face: Guaraci Dos Santos Oliveira. Seria bom também você entrar em um grupo de kombis ou kombi clube dá para aprender bastante coisa. E podes ter certeza que Petrópolis está em meu roteiro de viajem, quando estiver indo para o Rio com certeza marcaremos algo. Forte abraço!

      Excluir